É muito simples fazer o fogo para assar o churrasco. Há várias formas seguras de fazer o fogo. Veremos duas:
A primeira e mais simples dica é comprar acendedores de carvão, do qual pode ser elétrico (pode ser utilizado sempre) ou tabletes do qual se usa um por vez, queimando junto com o carvão.
Faça um empilhamento de carvão, tipo vulcão, em cima do acendedor. Acenda, se for elétrico é só clicar o botão, se for tabletes acenda com fósforo ou com um pedaço de papel. Aguarde, os acendedores são muito eficientes. Após a brasa acesa, use uma ferramenta para espalhar o carvão no fundo da churrasqueira, cobrindo todo o espaço.
Outra maneira simples e barata é pegar a própria embalagem do carvão e fazer dois ou três recipientes, coloque óleo de cozinha dentro, mais ou menos 10mm de espessura e coloque o carvão por cima, como uma pequena montanha. Acenda o fogo queimando com fósforo a parte do papel que não contém óleo, assim que o fogo se alastrar e alcançar o óleo é só esperar que sua brasa irá acender facilmente. Depois é só espalhar a brasa pelo fundo da churrasqueira.
Dica importante:
- Não use querosene, nem qualquer outro produto que irá alterar o gosto da carne, podendo até contamina-la;
- Se o fogo não esta acendendo, reinicie o processo desde o inicio, jamais jogue álcool, isso causa pequenas explosões da qual pode queimar quem esta próximo da churrasqueira;
- Não brinque com a brasa;
Quando finalizar o churrasco, se a churrasqueira não estiver em local de risco, podemos deixar a brasa se apagar sozinha. Tente não utilizar água, isso irá sujar toda a churrasqueira, além de jogar para cima aquelas partículas pretas e quentes. Uma dica que talvez funcione é jogar sal sobre a brasa para que se apague imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário