sexta-feira, 15 de março de 2019

DDS: Andaimes

As quedas são um dos maiores riscos para quem trabalha em andaimes. Na grande maioria dos casos leva à morte. Além disso, as quedas podem causar fraturas e ferimentos. Por isso, não se deve jamais trabalhar em andaimes sem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles reduzem muito a chance de quedas. 

Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados os seguintes equipamentos: cinto de segurança tipo pára-quedista, com duplo talabarte (tira dupla); capacete; cinto porta-objetos; botas; óculos de proteção; protetores auriculares; luvas de raspa e macacão. 

Por outro lado, o andaime tubular tem de estar equipado com todos os dispositivos de segurança necessários, tais como guarda-corpo, escada, rodapé, piso metálico e sapatas para nivelamento da torre. Deve ser fabricado na indústria, por uma empresa cadastrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Além disso, durante a montagem e desmontagem do andaime, é preciso usar sempre o capacete e cinto de segurança preso à estrutura. 

Uma boa dica é utilizar cinto porta-objetos. Dessa forma, as ferramentas necessárias ficarão na cintura e suas mãos estarão livres, facilitando a movimentação sobre a estrutura.

O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa e antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Também deve dispor de guarda-corpo e rodapé em todo o pavimento. Certo! O rodapé é um elemento de proteção importante e obrigatório e deve ser usado na plataforma de trabalho para evitar a queda de equipamentos, produtos e ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário