A pá carregadeira é um dos equipamentos mais conhecidos e utilizados do setor. Ela é capaz de agilizar o andamento de qualquer tipo de obra, mas por se tratar de um equipamento pesado de se manusear é necessário tomar algumas medidas de segurança em sua operação. Manter em dia as manutenções preventivas, corretivas e preditivas é o primeiro passo. Conheça os riscos da falta de manutenção do seu equipamento.
Antes de iniciar o funcionamento da pá carregadeira é necessário certificar-se de que a pá não está próxima a valas ou barrancos, bem como de fios de redes elétricas. A superfície da área operacional deve estar livre de obstáculos como objetos, buracos ou material derramado. O operador da máquina deve ficar atento à capacidade da pá carregadeira, conferindo se o peso da carga respeita os limites de segurança e de bom funcionamento do equipamento.
O trabalho em conjunto entre operadores e motoristas de caminhão, quando for o caso, é importante. Isto porque a posição do caminhão em relação à pá carregadeira contribui muito com a produtividade e diminui os tempos de ciclo. Quanto menor a distância entre os dois veículos, mais rápido o operador tem a possibilidade de retornar para a próxima carga. Vale lembrar que à medida que a pilha de material for reduzindo, o operador da carregadeira deve reajustar a sua posição em relação a do caminhão, de modo a manter o tempo ideal de ciclo.
Para maximizar a economia de combustível e a produtividade da pá carregadeira, o posicionamento ideal do caminhão deve ser de cerca de 20 metros do estoque para que a pá carregadeira possa operar em um ciclo de carregamento em ‘Y’ entre o caminhão e a pilha.
O operador
É sempre importante lembrar que o operador da carregadeira deve estar usando os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, sendo estes adequados ao tipo de operação. O treinamento adequado para o uso da pá carregadeira e de seus recursos é um dos fatores que aumenta a produtividade.
Fonte: http://tractorbelequipamentos.com.br/home/2019/07/08/cuidados-operacao-pa-carregadeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário