domingo, 19 de abril de 2020

DDS: Dicas para economizar água - Cozinha

Antes de lavar a louça, deve-se limpar os restos de comida dos pratos e panelas primeiramente com papel e se necessário, com esponja e sabão. Somente depois, deve-se abrir a torneira para molhá-los. 

Em seguida, ensaboa-se tudo o que tem que ser lavado e, então, abre-se a torneira novamente para novo enxague. 

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com o modo de lavar indicado acima, o consumo pode chegar a 20 litros. A redução é de 97 litros de água 

Se for utilizada uma lavadora de louças, o ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água.

Para lavar copos, deve-se ensaboá-los com esponja e depois enxaguá-los, procurando sempre evitar o desperdício de água. 

Alimentos

Na higienização de frutas e verduras deve-se deixá-las durante 15 minutos numa vasilha com água e cloro, ou água sanitária de uso geral, na proporção de uma colher de sopa desses produtos para um litro de água. Depois, as frutas e verduras devem ser deixadas durante 10 minutos numa vasilha com vinagre, na proporção de duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água. Agindo-se assim, obtém-se uma ótima higienização, economizando-se o máximo de água possível. 

A torneira deverá ser mantida fechada quando se estiver desfolhando verduras e hortaliças, descascando legumes e frutas, cortando carnes, aves, peixes etc., limpando os utensílios como panelões ou bandejas.

Fonte: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=184

Nenhum comentário:

Postar um comentário