terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

DDS: Lixadeiras e esmerilhadeiras

JAMAIS RETIRE A CAPA DE PROTEÇÃO DA ESMERILHADEIRA, POIS A SUA FUNÇÃO É A DE EVITAR QUE UM PEDAÇO DE DISCO ROMPIDO ATINJA O USUÁRIO.

Um disco de desbaste ou de corte por incrível que pareça é frágil e pode quebrar. Evite batê-los contra o solo ou deixá-los em contato com umidade.Um disco de 7 de diâmetro gira numa velocidade de 8.500 rpm (rotações por minuto), o que equivale há 288 km/h, cortando o que aparecer na frente.

Este é o motivo pelo qual se deve tomar uma série de cuidados antes e durante a operação de Esmerilhadeiras, erroneamente chamadas de lixadeiras.

Nunca use discos de corte sem depressão central: discos de corte sem depressão central somente podem ser usados em máquinas do tipo “cur-off” , conhecidas como “poli corte”.

Use as ferramentas apropriadas para colocar ou remover os discos abrasivos: algumas esmerilhadeiras são enviadas para a obra com um par de ferramentas, uma das quais conhecidas como “forqueta” e uma chave de boca; a chave de boca fixa o eixo da Esmerilhadeira, enquanto que a forqueta se encaixa nos furos do flange de fixação para apertar ou desapertar. 

Não há necessidade de apertar com muita força, pois o próprio sentido de rotação do disco dará o aperto final adequado.Não utilize esmerilhadeiras que não estejam com plug de tomada de corrente elétrica.

Antes de esmerilhar, deixe a esmerilhadeira funcionando com a face de operação virada para o solo sem encostar-se a ele por aproximadamente 30 segundos.

Com o motor desligado o disco continua girando por algum tempo ainda; evite contatos violentos com o piso, pois isto poderá trincar o disco. Utilize os epi’s adequados: óculos de segurança sob o protetor facial, blusão de raspa, luva de raspa,botina de segurança, respirador contra pó e poeira e protetor auricular tipo plug.

Não permita que uma pessoa utilize uma esmerilhadeira sem um treinamento prévio.

Fonte: http://segurancadotrabalhojps.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário