As nossas mãos são o meio transporte de milhares de micro-organismos. Quando encostamos em qualquer objeto, as bactérias e até os vírus que estão ali, ficam em nossa pele e, ao longo do dia, vamos levando-os a outros objetos. É por isso que as mãos são agentes transmissores de doenças em potencial.
A melhor maneira de quebrar esse ciclo é higienizando-as frequentemente ao longo do dia, com água e sabão. É importante dar atenção à hora das refeições, as mãos devem estar devidamente lavadas antes que comecemos a comer qualquer coisa. Caso você não tenha como lavar, ande sempre com álcool em gel.
Já as unhas, é preciso mantê-las em bom estado de conservação: bem cortadas, lixadas e limpas. Os homens devem sempre ter seu próprio cortador de unha em casa e, assim como as mulheres podem dedicar-se semanalmente aos cuidados com as unhas. Um ponto importante para quem gosta de pintá-las é não deixar o esmalte descascar demais, pois algumas bactérias alojam-se nas partes descascadas, ou seja, sempre que começar a sair retire-o.
Dica para limpeza de mãos e unhas: o ato de roer as unhas deixa essa parte com aspecto feio e pode ser um veículo de ingestão de bactérias e sujeiras, podendo causar algumas doenças. Uma boa maneira de acabar com esse vício é usar cremes bactericidas com sabor amargo, ao levar as mãos à boca e sentir o gosto ruim a pessoa pode ser desmotivada a roer as unhas.
Fonte: http://higiene-pessoal.info/
Nenhum comentário:
Postar um comentário