Os extintores, como equipamento de proteção coletivo, são colocados em pontos estratégicos da empresa, aprovados pelo corpo de bombeiros. Estes, devem ficar em locais de fácil acesso, próximos a locais onde o risco é maior e de maneira nenhuma devem ser obstruídos por objetos, produtos ou lixo.
Em pequenas empresas ou lojas, onde a quantidade de extintor é pequena, se torna muito mais fácil o cuidado e a organização do local onde se encontra os equipamentos de prevenção de incêndio. Porém as empresas de grande porte, com vários setores, há uma dificuldade nessa organização e na limpeza desses equipamentos, isso porque depende de vários fatores. Pessoas com tempo para isso, espaço, conscientização, entre outros.
Fato é que se precisarmos de um extintor, ele deve estar em fácil acesso para que alguma atitude seja feita em relação a um principio de incêndio. Caso ele esteja atrás de algum equipamento, ou por trás de entulhos, com coisas penduradas ou sujos, dificilmente alguém irá conseguir alcança-lo a tempo. Se caso ele esteja vencido ou vazio, também não nos adianta muito.
Então, se os extintores não estiverem em condições de uso e de fácil acesso, não adianta de nada termos extintores no setor que não vamos conseguir utiliza-los, essa perda de tempo para tentar utilizar um extintor que não esta em condições, pode comprometer vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário