65% dos operadores já sofreram ou presenciaram algum acidente no uso de motosserras, segundo pesquisa realizada pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) – Departamento de Engenharia Florestal, da Universidade de Viçosa (MG). O estudo apontou ainda que em 53% dos casos, a área do corpo atingida foi a perna e, em 23%, a cabeça ou as mãos. “A motosserra é um equipamento que exige muito cuidado para garantir a integridade física do operador. É fundamental que ele conheça bem o equipamento, utilize os itens de proteção obrigatórios e, além disso, tenha treinamento na área.
Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) devem ser sempre utilizados. Segundo a pesquisa da SIF, 78% dos operadores de motosserras entrevistados afirmaram que foram salvos de acidentes graças aos EPI’s. Entre os itens que devem ser observados estão: capacete de alto impacto, viseira ou óculos de proteção, protetor auricular, luvas específicas para essa atividade. “Para proteger pernas e pés, as áreas que são as mais suscetíveis a acidentes, o operador deve usar calça especial com camadas de proteção, coturno de motosserrista ou sapato com biqueira de aço”.
Fonte: https://www.grupocultivar.com.br/noticias/cuidados-basicos-com-motosserra-garantem-seguranca-e-diminuem-riscos-de-acidentes-com-o-equipamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário