terça-feira, 2 de junho de 2020

DDS: Cuidado com álcool gel

Sabemos que a preocupação de todos é grande por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). E uma das armas contra o vírus é justamente a higienização das mãos, seja lavando com água e sabão, preferencialmente, ou utilizando álcool gel 70, que requer alguns cuidados pelo fato de ser altamente inflamável.

E por que o álcool gel é eficaz na luta contra o coronavírus? Simples! Porque o vírus é revestido por uma camada de gordura que o protege, e em contato com o álcool, ou sabão, essa película se dissolve e ele morre.

No entanto, devemos ficar muito atentos quanto ao seu uso, já que em contato com fogo, o álcool gel produz uma chama invisível. Ou seja, pega fogo e a gente não percebe! O contato com uma simples fagulha gerada por um fósforo, ou isqueiro, por exemplo, pode causar queimaduras nos desavisados e até incêndios. Especialistas indicam o tempo de 20 minutos para a secagem total do álcool em gel antes que a pessoa tenha contato com fogo!
Sendo assim, só use álcool gel na cozinha se não tiver água e sabão para lavar as mãos. E cuidado também com as crianças – mantenha o produto longe do alcance dos pequenos – e os animais domésticos.

A recomendação é carregar consigo um frasco de álcool gel 70 sempre que precisar se deslocar, principalmente se utilizar transporte público, como ônibus, trem, ou metrô. Ao manusear dinheiro (o que deve ser evitado: utilize cartões de débito, ou crédito), higienize as mãos com álcool gel 70 logo em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário