quarta-feira, 17 de junho de 2020

DDS: A importância da NR-13 para caldeiras de geração de vapor

As caldeiras são responsáveis por processos significativos na indústria e por isso, qualquer problema no equipamento gera não apenas uma manutenção, mas uma parada na produção que pode trazer grandes riscos à segurança. É importante estar sempre em dia com a NR-13 (Norma Reguladora sobre Caldeiras e Recipientes de Pressão), também para não passar apuros durante inspeções.

A NR-13 define normas para instalação, segurança na operação e manutenção para as caldeiras, tudo para garantir a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho.

Entre os itens verificados durante uma inspeção em equipamentos de geração de vapor, estão:

> Válvula de segurança com pressão de abertura igual ou inferior à PMTA.
> Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado.
> Injetor independentemente do sistema principal.
> Sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação.
> Sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Além disso, é necessário ter a categoria da caldeira, seu código de identificação, em lugar visível, e a placa de identificação com os dados de fabricação (ano, número de ordem e fabricante), capacidade de produção de vapor, código de projeto e ano de edição, área da superfície de aquecimento, PMTA e pressão de teste hidrostático.

A documentação devidamente atualizada de manutenção e cuidados do equipamento, também são verificados durante uma averiguação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário