Se a criação da energia elétrica representou uma revolução que possibilitou uma série de avanços para a vida em sociedade, as pilhas e baterias trouxeram a energia elétrica portátil. Essas pequenas fontes de energia proporcionam muitas praticidades ao dia a dia: melhoram a vida de pessoas surdas que utilizam baterias em seus aparelhos auditivos e possibilitam o uso de celulares, por exemplo.
Existem diversos modelos de pilhas e baterias, mas as pilhas são praticamente iguais às baterias, o que as diferencia é que as baterias são formadas por agrupamentos de pilhas em série ou em paralelo.
Em geral, cada modelo possui vantagens e desvantagens em relação ao uso e aos impactos ambientais, mas nenhum deles deve ser destinado ao lixo comum, mesmo que a prefeitura faça a coleta.
Para fazer o descarte de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazenar as pilhas e/ou baterias sem misturá-las com outros tipo de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos.
Após embaladas, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho. E lembre-se: mesmo que a legislação brasileira (Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, você também é responsável pelo descarte correto, então contribua para um mundo menos poluído e tenha uma pegada mais leve separando suas pilhas e baterias e enviando-as para usinas de reciclagem.
Caso não conheça nenhum local de recolhimento leve-as para o mesmo local onde você a comprou!
Fonte: https://www.ecycle.com.br/188-descarte-de-pilhas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário