sábado, 19 de junho de 2021

DDS: Riscos ergonômicos comuns no escritório

 Má postura

A postura inadequada no trabalho está entre as origens de dores no pescoço, costas, ombros e lombar. Inclinar a cabeça por muitas horas para frente ao usar o computador, por exemplo, pode provocar enxaquecas e espasmos musculares.

A melhor postura para quem trabalha sentado e usando o computador é posicionar a tela ao nível dos olhos, ficar com os pés apoiados no chão, as costas retas e os ombros abertos; essa posição vai evitar tensão excessiva no pescoço e nas costas.

Movimentos repetitivos

Muitas tarefas são executadas com um ciclo repetitivo de movimentos, o que pode ser altamente prejudicial para a saúde do trabalhador.

Geralmente, são atividades associadas a metas de produção diária e, quando combinadas com outros fatores de risco, como exigência de força e postura inadequada, podem desencadear doenças – uma delas é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Digitar e mover o mouse diariamente por horas consecutivas estão entre os movimentos repetitivos comuns para o desencadeamento de LER a médio e longo prazo.

A prevenção está associada a pausas no trabalho e alongamentos ao longo do dia. Alguns exercícios fáceis são recomendados para a Síndrome do Túnel do Carpo (uma lesão associada a movimentos repetitivos no escritório), como abrir e fechar as mãos e pressionar a base das mãos contra uma parede.

Posicionamento errado do computador

Além de se atentar à postura, o trabalhador deve observar o posicionamento dos aparelhos que utiliza diariamente, como computador, teclado e mouse.

A tela deve ficar ao nível dos olhos, e caso essa altura não se aplique naturalmente, cabe à empresa fornecer suportes para os monitores. Teclados e mousepads ergonômicos que têm apoio confortável para os punhos auxiliam na prevenção de LER. Quando esses dispositivos estão desalinhados, é aplicada uma força extra sobre punhos, ombros e pescoço.

Já os apoios de pés são fundamentais para que o funcionário apoie o calçado em uma superfície plana.

A ergonomia adequada no ambiente corporativo é um direito do trabalhador e um dever da empresa. Construir um espaço saudável e adequado ao tipo de atividade desenvolvida trará benefícios de curto a longo prazo, diminuindo acidentes e afastamentos, e proporcionando qualidade de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário