Os sintomas do lúpus são diversos e tipicamente variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre baixa (mas raramente, pode ser alta), emagrecimento e perda de apetite. As manifestações podem ocorrer devido a inflamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio).
Outras manifestações podem ocorrer devido a diminuição das células do sangue (glóbulos vermelhos e brancos), devido a anticorpos contra essas células. Esses sintomas podem surgir isoladamente, ou em conjunto e podem ocorrer ao mesmo tempo ou de forma sequencial.
Há tratamentos efetivos que além de aliviar os sintomas também previnem as complicações decorrentes do processo inflamatório causado pela doença. Os tratamentos são eficazes e proporcionam que o paciente com lúpus possa retornar às suas atividades de vida normais. São usados basicamente imunorreguladores/imunossupressores do sistema imunológico a depender de qual e de que intensidade o órgão interno está envolvido.
O diagnóstico do lúpus é feito através do reconhecimento pelo médico de um ou mais sintomas. Existem critérios internacionais que também são utilizados para o diagnóstico, analisando o conjunto de sinais e sintomas e alterações laboratoriais que ocorrem na doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário