Uma das grandes preocupações atuais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é a quantidade de acidentes de trabalho no Brasil. O documento Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015-2016, divulgado pelo MTE em 2015, apontou que houve 2.797 acidentes do trabalho fatais em 2013 no Brasil, o que correspondeu a uma taxa de mortalidade de 6,53 a cada 100.000 segurados no país. Além disso, o mesmo relatório destaca que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) faz a estimativa de que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a acidentes de trabalho. Mas como diminuir esses números alarmantes?
No Brasil, a ideia é focar na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem por objetivo alertar para o risco dos colaboradores de não usarem os equipamentos obrigatórios e não seguirem as regras de segurança recomendadas.
Devido a essa ação, fiscais do Ministério do Trabalho realizaram 26.378 fiscalizações somente de janeiro a março de 2015, atingindo mais de três milhões de trabalhadores. O resultado foi a autuação de 25.902 empresas, com o embargo ou interdição de 1.108 delas. Mesmo assim, o total de acidentes continua superando a casa dos 700.000, segundo os dados mais recentes.
Voltando para o cenário da construção civil, percebe-se a necessidade imediata de tomar atitudes nos canteiros de obras, fazendo uma gestão mais adequada para diminuir esses resultados.
Fonte: http://www.mobussconstrucao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário