É muito importante conhecer as regras de segurança para que as crianças possam usufruir do prazer da água sem riscos. A natação é uma das atividades mais populares entre as crianças.Ao nadar em piscinas é possível sofrer acidentes, ou adquirir doenças infecciosas.
Prevenir os acidentes
O afogamento é uma das causas de morte acidental mais frequente nas crianças, ocorrendo principalmente nas piscinas das suas próprias residências.
Mantenha-se atento e nunca perca de vista a criança. Lembre-se que as crianças podem afogar-se sem produzir qualquer ruído.
Alguns casos de afogamento verificam-se em piscinas que não estão devidamente protegidas com cercas ou muros e às quais as crianças conseguem ter acesso.
Tenha o cuidado de não beber bebidas alcoólicas, enquanto estiver a vigiar crianças na água. Ensine os seus filhos mais velhos a não beber bebidas alcoólicas quando nadarem, andarem de barco ou praticarem qualquer atividade aquática.
Aprenda a nadar e ensine os seus filhos a nadar
As crianças com menos de 4 anos não têm capacidade para aprender a nadar de forma segura. Não está demonstrado que os programas aquáticos para lactentes e crianças reduzam o risco de afogamento, e os pais não devem confiar que o seu filho está seguro dentro de água, ou que não corre risco de afogamento, por ter participado nesses programas.
Não confie nas braçadeiras ou outros dispositivos insufláveis que ajudam a criança a flutuar, dado que facilmente podem esvaziar-se. Use coletes salva-vidas, quando necessário.
Certifique-se sempre da profundidade da água antes de mergulhar. Um dos acidentes mais freqüentes em piscinas são os traumatismos que ocorrem ao mergulhar ou saltar para uma área pouco profunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário