sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

DDS: Queimadura de sol

Queimei demais. E agora?

A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo. Use compressa de água gelada, pois elas podem ser feitas com toalhas macias ou gazes e ajudam a baixar a temperatura corporal. Além disso, fique em repouso, descanse e não se esforce. As vítimas de insolação costumam sentir cansaço e dores, sendo o repouso uma das melhores armas contra tais sintomas.

Se a dor persistir e a pessoa entrar em estado febril, procure um médico para indicar o uso de medicamentos para aliviar o problema. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, alguns casos necessitam de medicamentos com receita e acompanhamento médico.

Hora do Banho

É preciso ter cuidado para a dor não agravar a situação. Como a pele está quente e vermelha devido à exposição excessiva ao sol é melhor evitar água quente e o uso de esponja e qualquer esfoliante na região afetada. O sabonete deve servir como hidratante para não irritar a pele e deixa-la mais ressecada. Aproveite e aplique um óleo hidratante de banho para trazer de volta a sensação de frescor.

Alguns truques que dão alívio às queimaduras e cuidam da pele ao mesmo tempo. Confira!

1-Compressas frias

Aplique compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar ou use toalhas umedecidas em água fresca. Esse hábito diminui a ardência e a sensação de calor.

2- Hidrate a pele sem medo

Não deixe de passar hidratantes na área afetada. Uma alternativa para aliviar a dor coloque o creme na geladeira por alguns minutos antes de fazer aplicação.

3- Beba muito líquido

Tome bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. Essas bebidas combatem a desidratação causada pela exposição ao sol.

4- Evite exposição ao sol

Não exponha a pele queimada ao sol por um tempo, pois nesse estágio a pele encontra-se sensível a qualquer agressor. Fique na sombra e proteja-se com roupas largas e frescas.

5- Nunca estoure as bolhas

Nunca fure as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer

6- Não puxe a pele descamada

Evite arrancar a pele que está descamando. Essa pele serve para proteger a que está nascendo.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário