sábado, 4 de julho de 2020

DDS: Serra circular em bancada - Fatores prejudiciais e proteção contra incêndio

FATORES QUE PODEM PREJUDICAR O SERVIÇO EM RELAÇÃO AO DISCO

Existem fatores que podem prejudicar, atrapalhar e também causar danos. Como por exemplo, o uso do disco numa velocidade superior a recomendada pelo fabricante, a fixação incorreta do disco no eixo ou o disco estar desequilibrado.

Não pode ser utilizado madeira com incrustações duras, ou abandonar ferramentas junto ao disco.

É conveniente que se utilize um sistema de frenagem que pare a serra em no máximo 10 segundos após seu desligamento. E a utilização de discos desgastados também interfere no serviço.

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO

Dada à natureza altamente inflamável da madeira (especialmente nas formas de serragem e aparas), e dos demais produtos existentes nas carpintarias, como diluentes, colas e revestimentos, nunca será demasiado insistir na necessidade de prevenção de incêndios.


Entre as medidas são destacadas:

  • Locais específicos para armazenagem e transporte da serragem e aparas das madeiras assim como a limpeza das mesmas no ambiente de trabalho;
  • É expressamente proibido fumar em local de trabalho, devem também ser eliminados todos os focos de combustão;
  • Cuidado com a manutenção adequada das máquinas para evitar situações de aquecimento desnecessário de partes das mesmas, como os rolamentos;
  • Além disso, devem ser instalados extintores de incêndio em lugares de fácil acesso e próximo a serra, caso seu uso seja necessário.


Fonte: https://fetz.com.br/seguranca-do-trabalho-uso-da-serra-circular-em-bancada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário