Dia 10/11 é a data instituída pela Portaria de Consolidação MS no 1/2.017, art. 527 como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas devido a surdez, junto à população brasileira, que tem, aproximadamente, 5,8 milhões de pessoas com algum grau de surdez.
Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir.
Várias partes do nosso corpo - olhos, ouvidos, cérebro, boca, nariz etc - se comunicam entre si de alguma maneira. Assim, quando algo está errado em alguma delas, podemos sentir reflexo em outro sentido. Mas, afinal, qual é a relação entre nossa audição e a fala? Será que toda pessoa surda também é muda?
Na realidade, a audição é um importante componente da fala. Isso porque, quando falamos, usamos as informações recebidas pelos nossos ouvidos para configurar o tom e o ritmo da fala. Isso justifica o fato de que, geralmente, os deficientes auditivos sofrem com algum impedimento na linguagem oral. Essa barreira na comunicação depende de alguns fatores, como o grau da perda auditiva e os estímulos de fala que a pessoa recebe antes e depois do surgimento da deficiência.
Porém, isso não quer dizer que todo surdo é mudo como muitas pessoas acreditam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário