Equipamentos de armazenamento de grãos representam um dos lugares mais críticos para se trabalhar, por isso exigem cuidados especiais e constantes. Por isso, manter um bom nível de segurança quanto ao armazenamento e manuseio de grãos é fundamental, assim algumas medidas de segurança devem ser continuamente tomadas para garantir que nenhum acidente ocorra.
O soterramento, também conhecido como engolfamento, representa a ocorrência mais comum neste tipo de atividade. Por diversas ocasiões, o trabalhador é literalmente “engolido” (sugado) pela montanha de grãos. Neste caso, as chances de sobrevivência são mínimas, em virtude da asfixia.
Em outros casos, menos numerosos, o trabalhador também pode ser encoberto por uma avalanche de grãos quando as paredes do armazém, por alguma razão, colapsam. Tal colapso inclusive, pode colocar em risco até quem está fora da construção.
Por fim, silos estão sujeitos à explosão, caso tenham grande quantidade de pó de cereais em seu interior. Neste caso, o material age como combustível quando entra em contato com superfícies muito aquecidas ou com faíscas.
Ainda há riscos da segurança do trabalhador relacionados a quedas (devido ao trabalho em alturas), intoxicação por produtos químicos e biológicos, choque elétrico, além de excesso de ruídos, ausência de ventilação, problemas ergonômicos e acidentes em geral.
Fonte: https://fimaco.com.br/armazenamento-de-graos-como-proteger-seu-funcionario/
Nenhum comentário:
Postar um comentário