Os acidentes ocorrem em virtude de alguns sérios problemas, tais como: diversas falhas de segurança; negligencia do trabalhador; desconhecimento; e falha de construção e manutenção dos equipamentos de armazenamento.
As falhas de segurança relacionam-se às condições inseguras quanto ao trabalho neste tipo de ambiente, devido à equipamentos de segurança defeituosos (cinto de segurança, cabo guia e talabarte incorretamente conectados com um ponto de ancoragem), iluminação e ventilação inadequadas e falta de protetores.
A negligencia, por sua vez se relaciona à desorganização, excesso de confiança do trabalhador, descuido quanto as medidas de segurança, preocupações alheias ao trabalho (gerando desatenção) e pressa/medo/coerção durante as atividades. Também pode ocorrer negligencia do dono do silo, ou seja, quando ele promove o abastecimento do silo além da sua capacidade relatada pelo fabricante.
Por fim, os acidentes durante o armazenamento de grãos podem ocorrer também devido a problemas de fabricação e manutenção dos equipamentos. Estes podem colapsar devido ao uso de materiais de baixa qualidade ou apresentar ineficiente ventilação, podendo ocasionar incêndios e explosões.
Fonte: https://fimaco.com.br/armazenamento-de-graos-como-proteger-seu-funcionario/
Nenhum comentário:
Postar um comentário