Explosão e incêndios
O descarregamento das sementes nas moegas, feito pelos caminhões graneleiros, produz uma imensa nuvem de poeira, em condições adequadas para ocasionar uma explosão. Isso acontece quando a superfície da poeira dos grãos é aquecida até chegar ao ponto de liberação dos gases de combustão que, ao entrarem em contato com uma fonte de energia (eletricidade estática), dão início ao incêndio.
O processo de decomposição das sementes também pode originar gases altamente inflamáveis, como metanol, propanol e butanol, principalmente se a umidade dos grãos for superior a 20%. Além dos perigos da própria explosão e dos incêndios, essa poeira agrícola pode provocar graves problemas respiratórios e oculares.
Riscos físicos diversos
Quando as condições de estocagem de grãos são inadequadas, as chances de proliferação de fungos, bactérias, insetos e ácaros aumentam consideravelmente. Como o trabalho na agricultura industrial é intenso, a frequência respiratória aumenta, o que amplifica, também, a capacidade de absorção de agentes biológicos.
Outros perigos envolvem danos físicos causados pelos ruídos e vibrações excessivos dissipados pelas máquinas que fazem parte do sistema de produção, além do calor demasiado emitido pelas fornalhas. Podem acontecer, também, acidentes diversos em decorrência do manuseio da maquinaria.
Problemas ergonômicos
Os riscos ergonômicos a que os operários estão sujeitos se referem ao fato de as dimensões de acesso ao ambiente confinado serem muito reduzidas, o que exige certa contorção do corpo e dificulta o resgate, caso ocorram acidentes.
Além disso, no momento do carregamento de grãos ensacados, se o trabalhador não estiver bem instruído, podem ocorrer injúrias à coluna vertebral (incluindo esmagamento de discos), torções e lombalgias.
Acidentes por altura
A dimensão dos armazéns varia de acordo com a sua finalidade, mas, independentemente da finalidade a que se destinam, são estruturas gigantescas. Sendo assim, entram na NR 35 (Segurança para Trabalho em Altura da ABNT) e é necessário que sejam tomadas as devidas precauções.
Soterramento de trabalhadores
O interior de um silo é um local traiçoeiro e hostil. Os riscos de soterramento são grandes quando o funcionário entra sozinho no compartimento e tenta andar sobre os grãos (aparentemente firmes e estáveis), sem o cinto de segurança.
Fonte: blog.lonax.com.br/melhores-praticas-de-seguranca-em-silos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário