sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

DDS: Quando a boca da o alarme

Se alguns problemas bucais geram efeitos sistêmicos, o contrário também é verdadeiro. A boca pode manifestar sinais de diversas doenças, inclusive de algumas não diagnosticadas, o que torna o check-up periódico com o dentista ainda mais importante. Diante de alterações reconhecíveis, mas que fogem ao seu escopo, ele encaminhará o paciente para o médico competente.

No capítulo das doenças infecciosas, a sífilis primária, por exemplo, pode se manifestar como uma lesão na gengiva que demora a cicatrizar ou como uma lesão com placas vermelhas. Já gengivite, grandes aftas, sapinho e linhas brancas na lateral da língua sugerem aids, manifestação do vírus HIV. Por sua vez, a presença de verrugas indica infecção pelo papilomavírus humano, ou HPV, as quais podem evoluir para câncer de boca.

Doenças autoimunes, nas quais o sistema de defesa se volta contra estruturas do próprio corpo, produzem úlceras muito dolorosas na mucosa bucal, que demoram semanas para regredir. Entre elas estão o lúpus eritematoso sistêmico, a doença de Behçet e o pênfigo vulgar. 

Enfermidades hematológicas do mesmo modo apresentam sintomas bucais. Uma língua muito lisa pode ser sinal de anemia e uma gengiva inchada, com sangramentos espontâneos, não raro levanta a suspeita de leucemia.

Problemas no fígado também se manifestam na cavidade oral. A cirrose hepática, por exemplo, deixa as partes moles da boca amareladas e esverdeadas. E o diabetes costuma ser uma importante causa de gengivite.

Até mesmo transtornos alimentares, como a inaparente bulimia, podem ser flagrados na cadeira do dentista. O hábito de regurgitar a comida em segredo, característico dessa condição, leva à boca ácidos estomacais que acabam com o esmalte dos dentes e machucam as mucosas.

O fato é que a boca diz muito sobre nosso estado geral. Visite um dentista regularmente e não negligencie lesões, sangramentos ou quaisquer sensibilidades nos dentes.

Fonte: https://www.davita.com.br/servicos-medicos/davita-saude/saude-bucal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário