sexta-feira, 23 de julho de 2021

DDS: Comunicação e acidente

A comunicação é um ato inerente do ser humano, podendo ser considerado um fator de sobrevivência. Dentro de uma empresa, isso não é diferente, uma vez que a organização é feita de pessoas, a comunicação é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.

Quando um fala o outro pode estar apenas ouvindo ou escultando, uma simples pergunta como: - Você entendeu?, pode causar mais desentendimentos do que poderia ser previsto. Ouvir é diferente de escultar! Ouvir é involuntário, apenas ocorre porque um som esta sendo emitido e entrando pelo seus ouvidos. Agora quando uma pessoa esculta o que esta sendo dito, quer dizer que ela prestou atenção e entendeu (ou não) o que foi explicado. Por isso, é de extrema importância que, quando uma pessoa falar a outra deve expor aquilo que entendeu, para que seja confirmado. 

Não pense que isso é uma questão de dificuldade de compreensão de uma pessoa. Cada um de nós possui diferentes pontos de vista, maneiras de pensar e expor a ideia que gostaria de passar. O que também explica o motivo de uma pessoa não entender logo de primeira. Muitas vezes não é porque ela não estava prestando atenção, apenas não entendeu o que você quis dizer.

Cerca de 70% dos acidentes ocorrem por uma falha de comunicação (artigo publicado no US Joint Commission for hospital Accreditation), principalmente nas industrias.
Um exemplo é quando em uma operação de equipamento em movimento uma das pessoas que esta operando indica que vai iniciar o processo e a outra sem entender fica em uma área de risco. Se o primeiro estiver desatendo pode causar um acidente!

Sempre que não compreender sobre algo que esta sendo dito pergunte e não faça nada sem ter certeza!
Um acidente de trabalho pode custar uma vida!

Um comentário: