domingo, 13 de fevereiro de 2022

DDS: Benefícios do limão

Melhora a digestão 

Consumir limão com regularidade ajuda a retardar a digestão de açúcares e amidos e também no funcionamento intestinal. Isso porque o alimento contém pectina, que é uma fibra solúvel. O suco de limão também estimula a produção de enzimas digestivas e a bile, que é uma substância produzida pelo fígado e ajuda na digestão de gorduras.

Ajuda a prevenir derrames 

A fruta possui flavonoides que ajudam a diminuir o risco de AVC. Um estudo realizado com cerca de 69 mil mulheres indicou que aquelas que consumiam mais frutas cítricas como limão tinham menos chances de ter um derrame isquêmico, que acontece quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro.

Aumenta a absorção do ferro 

A fruta ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado. Por isso, consumir limão contribui para diminuir o risco de anemia por deficiência de ferro. Vale lembrar que o ferro está presente em carnes, folhas verde-escuras e leguminosas como o feijão. Nesses casos, o limão pode ser usado para temperar saladas ou em sucos acompanhando as refeições principais.

Aumenta a imunidade 

Os alimentos que possuem vitamina C e outros antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode prevenir doenças como resfriados e o tempo da doença no organismo. O limão contém cerca de 38 mg de vitamina C. Esse nutriente protege as células dos danos causados pelos radicais livres e aumenta a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por combater microrganismos e estruturas estranhas ao corpo. Lembrando que o organismo não consegue sintetizar ou armazenar a vitamina C, precisando repor com alimentos que tenham esse nutriente. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada para melhorar a imunidade.

Diminui riscos de doenças cardiovasculares 

A vitamina C previne a formação de placas de gordura nas artérias, auxiliando na diminuição do risco de doenças cardíacas. Isso porque esse nutriente melhora a elasticidade das artérias. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health mostrou que o consumo de frutas e vegetais, principalmente os que são ricos em vitamina C, ajuda a proteger o organismo dos problemas cardiovasculares.

Faz bem para a pele 

A vitamina C é um antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres, diminuindo os danos celulares e retarda o envelhecimento precoce da pele. Alguns nutrientes do limão estimulam a síntese do colágeno, que é a mais importante proteína estrutural da pele, responsável pela firmeza e elasticidade, diminuindo as rugas. É muito importante ter cuidado ao manusear a fruta, uma vez que ao ser exposta ao sol e calor pode causar manchas no rosto ou mãos.

Diminui sintomas de doenças respiratórias 

Consumir limão também pode contribuir para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asmas e resfriados, por exemplo. Esse benefício ocorre também pela presença da vitamina C. Os alimentos com propriedades antioxidantes e/ou anti-inflamatórias podem ser benéficos nesses casos.


Os limões são considerados seguros, mas pessoas com problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico devem evitá-lo, pois sua composição é ácida e pode exacerbar os sintomas. Além disso, pelo seu teor ácido, quem tem aftas ou feridas na boca podem sentir ardência na hora do consumo.


Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/06/limao-ajuda-na-digestao-veja-7-beneficios-dessa-fruta-citrica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário